15 de maio de 2014

Pulga de línguas - Que esse bicho não venha para a terra firme!

                                           Foto por: Fotógrafo desconhecido (comente se souber o nome)


Nome: Pulga-do-mar
Nome científico: Cymothoa exigua
Estas "agradáveis" criaturas, chamadas de pulga-do-mar ficam zanzando mar a fora até encontrarem sua vítima, um peixe! Elas simplesmente entram pelas brânquias dos peixes e acomodam-se em suas línguas, cortando-as fora em seguida e sugando todo seu sangue.
Quanto mais sangue elas sugam, maiores elas ficam, até que o peixe não possua mais sua língua normal. O crustáceo parasita substitui normalmente a língua e as funções dela anexando seu corpo ao músculo superior atrofiado do peixe.
Além de cortar fora a língua do peixe e colocar-se como seu novo músculo, a pulga-do-mar não faz qualquer outro dano em seu hospedeiro, sucessivamente, esse isópode da família Cymothoidae não é o causador da morte de peixes de águas marinhas e águas doces.
Não foi comprovado se essa pulga pode ou não viver fora d'água, mas certamente não atacaria humanos.

Na foto: peixe Luciano (Lutjanus guttatus) e pulga-do-mar (Cymothoa exigua).

Não pude encontrar algum vídeo explicando mais sobre esse isópode, mas de acordo com informações básicas são pulgas com um tamanho exagerado comparado ao de uma pulga terrestre e podem ser encontradas em água salgada (alto mar) ou em água doce (rios, lagos e lagoas).

Fonte: Hyper science - Pulga devoradora de línguas

Nenhum comentário:

Postar um comentário