Seres marinhos

Turritopsis Nutricula - A provável "nova" fonte da juventude?

Foto por: Peter Schuchert



Nome:  Turritopsis Nutricula 
Nome científico: Turritopsis nutricula
Ela te parece apenas uma água-viva comum certo? Pois você acreditaria se eu dissesse que essa pequena criatura é imortal?
Isso mesmo, sua vida baseia-se simplesmente em ser um pólipo (primeira fase das águas vivas), crescer e regressar a pólipo novamente. Incrível, não? Além disso, seu tamanho dificulta muito ser predada (ou não, depende do predador), pois só tem 5 milímetros. Logicamente, só morre se predada por algum outro animal, até por que, viver eternamente seria sacanagem demais.
Ela é a esperança para os cientistas descobrirem qual o segredo para ser jovem, ou pelo menos ter uma aparência e força de vontade jovem. Essa espécie é a única que refaz o ciclo de vida várias vezes, assim, sendo imortal, o nome dado a esse processo é transdiferenciação e pode acontecer infinitas vezes.

   

De acordo com a legenda do vídeo, essa pequena criatura foi encontrada a cerca de 4 metros de profundidade nas águas de Akazawa Izupeninsula, no Japão, que estavam com aproximadamente 20°C, no dia 30 de Julho de 2009. 

Fonte: O Verso do Inverso  - 5 animais com maior expectativa de vida


Blobfish - A geleia do mar!

Foto por: Mirror UK

Nome: Blobfish (conhecido também por peixe-bolha)
Nome científico: Psychrolutes marcidus
Esse estranho animal pode ser encontrado nas áreas de mais de 1.200 metros de profundidade das águas da Austrália e Tasmânia. Com uma aparência triste e gelatinosa, essa espécie alimenta-se de caranguejos e lagostas. Ele não tem auxílio na natação, por conta de suas nadadeiras mal definidas, no entanto locomove-se sendo arrastado por qualquer canto pelas correntezas.
Foi elegido como o animal mais feio pela SPAF (Sociedade de Preservação de Animais Feios) e sua espécie corre risco de se extinguir.

Infelizmente não encontrei muito sobre esse animal ou algum vídeo que mostrasse melhor a respeito dele.

Fonte: Mega curioso - Blobfish é eleito o animal mais feio do mundo


Pulga de línguas - Que esse bicho não venha para a terra firme!

                                           Foto por: Fotógrafo desconhecido (comente se souber o nome)


Nome: Pulga-do-mar
Nome científico: Cymothoa exigua
Estas "agradáveis" criaturas, chamadas de pulga-do-mar ficam zanzando mar a fora até encontrarem sua vítima, um peixe! Elas simplesmente entram pelas brânquias dos peixes eacomodam-se em suas línguascortando-as fora em seguida e sugando todo seu sangue.
Quanto mais sangue elas sugam, maiores elas ficam, até que o peixe não possua mais sua língua normal. O crustáceo parasita substitui normalmente a língua e as funções delaanexando seu corpo ao músculo superior atrofiado do peixe.
Além de cortar fora a língua do peixe e colocar-se como seu novo músculo, a pulga-do-marnão faz qualquer outro dano em seu hospedeiro, sucessivamente, esse isópode da famíliaCymothoidae não é o causador da morte de peixes de águas marinhas e águas doces.
Não foi comprovado se essa pulga pode ou não viver fora d'água, mas certamente não atacaria humanos.

Na foto: peixe Luciano (Lutjanus guttatus) e pulga-do-mar (Cymothoa exigua).

Não pude encontrar algum vídeo explicando mais sobre esse isópode, mas de acordo com informações básicas são pulgas com um tamanho exagerado comparado ao de uma pulga terrestre e podem ser encontradas em água salgada (alto mar) ou em água doce (rios, lagos e lagoas).

Fonte: Hyper science - Pulga devoradora de línguas



O caranguejo-dos-coqueiros

Autor desconhecido

Nome: Caranguejo-dos-coqueiros
Nome científico: Birgus latro
Conhecido também como caranguejo-ladrão, pode ser encontrado em áreas desde o oceanoÍndico até o oeste do Pacífico, são caranguejos enormes e receberam esse nome por escalarem coqueiros de grande altitude para pegar cocos. Eles vivem de 10 a 30 anos e sua força é tão grande que pode facilmente abrir um coco para se alimentar. Apesar de serem caranguejos, eles não podem nadarcaso caiam na água depois e saíram do estado larval,morrem afogados. Eles também são chamados de caranguejo-ladrão pois tem tendências aroubarem objetos como louças, joias, etc. deixado por turistas ou pessoas da própria região. Ele é inofensivo, a não ser que você o incomode e é apreciado como iguaria em regiões do Pacífico.

Fonte: O incrível caranguejo-dos-coqueiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário