Profissionais em destaque

Jacques Cousteau, o homem-peixe

Foto por: Cousteau Foundation


Jacques-Yves Cousteau, nasceu em 1910, na França, em Saint-André-de-Cubzac. Seu sonho era explorar os mares livres como um peixe, por isso seu apelido, o homem-peixe. Jacques desenvolveu veículos subaquáticos e inventou também o Aqualung*, juntamente ao engenheiro Émile Cagnan.
Ele tornou-se comandante do barco Calypso em 1950 e registrava sempre suas viagens no mesmo. Cousteau também fez documentários como O Mundo do Silêncio, em 1955, e O Mundo Sem Sol, em 1964.
Cousteau inventou diversas ferramentas que são muito úteis a oceanógrafos e também serviu na Segunda Guerra Mundial, sendo um oficial de armas na França e membro da Resistência Francesa. 
Aposentou-se da carreira marítima em 1956, com o título de Capitão e conduziu experimentos sobre "viver sob as águas" em 1960. Além disso, Cousteau também escreveu seu primeiro livro, "O Mundo Silencioso" em 1953. Ele adaptou seu livro anos depois para um documentário, ganhando o prêmio Palma de Ouro em 1956 no Festival Internacional de Cannes e o Prêmio da Academia em 1957.
Jacques morreu em 25 de junho de 1997, aos 87 anos, em Paris, na França.

Infelizmente não pude encontrar o motivo de sua morte.

Aqualung: Cilindro portátil de ar comprimido.



Como surgiu a biologia?

Agora fugindo um pouco apenas da biologia marinha e indo para a biologia em geral, pois sem ela jamais teríamos a biologia terrestre, marinha e botânica.

Desde a pré-história, o homem observou que as plantas e frutas, tinham uma época certa para florescerem e frutificarem, aprendeu o que podia e o que não podia ser tocado ou comido. No Egito, para embalsamar cadáveres era necessário o conhecimento em óleos vegetais e plantas, entrando então em biologia botânica.
No século IV a.C., Aristóteles observou, estudou e classificou os seres. Ele dividiu os animais em "com sangue" e "sem sangue", percebeu a presença de órgãos análogos e homólogos e as evoluções de animais e plantas.
Em 1650, Antony Leeuwenhoek descobriu o microscópio, chamando atenção de cientistas e curiosos, facilitando o trabalho dos mesmos. Passados alguns anos, em 1735 Lineu criou a nomenclatura de seres vivos e o sistema taxonômico.
No ano de 1809, Lamarck publicou um livro com as evoluções das espécies descobertas, 50 anos depois, Charles Darwin, publicou um livro falando sobre a origem das espécies, aceito até hoje para explicar a evolução das espécies. Em 1866 Gregor Johan Mendel, descobriu a hereditariedade fazendo experimentos em ervilhas e foi considerado pai da genética.

Com isso, sabemos que a biologia já existia desde a pré-história, só não tinha o nome e nem o conhecimento que temos hoje, por conta da falta de tecnologia antigamente.

Fonte: História da Biologia
(Esta postagem está aqui pois cita alguns biólogos e outros importantes para o estudo da biologia.)


Charles Darwin, o pai da ciência

Foto por: Herbert Rose Barraud


Charles Darwin, nascido em 1809, na Inglaterra, ficou reconhecido assim por viajar no navio Beagle entre 1831 e 1836, visitando várias partes do mundo e pesquisando espécies diferentes. Um marco de suas navegações foi para a Ilha Galápagos, lá, estudou sobre as enormes tartarugas e os tentilhões, que se alimentam de coisas diversas de acordo com seus bicos. Além disso, ele também observou as semelhanças entre emas e avestruzes, questionando por que tinham tantas coisas em comum e serem de regiões diferentes. 
Após esse tempo viajando, Wallace, um colega, fez-lhe um pedido, para que lesse seus manuscritos, e neles estavam escritos tudo o que Darwin decidiu não mostrar para o público durante anos. Com isso, ele publicou um livro com seu nome e de Wallace, chamado "A Teoria da evolução".

Fonte: Charles Darwin

Nenhum comentário:

Postar um comentário