29 de outubro de 2014

Jacques Cousteau, o homem-peixe

Foto por: Cousteau Foundation


Jacques-Yves Cousteau, nasceu em 1910, na França, em Saint-André-de-Cubzac. Seu sonho era explorar os mares livres como um peixe, por isso seu apelido, o homem-peixe. Jacques desenvolveu veículos subaquáticos e inventou também o Aqualung*, juntamente ao engenheiro Émile Cagnan.
Ele tornou-se comandante do barco Calypso em 1950 e registrava sempre suas viagens no mesmo. Cousteau também fez documentários como O Mundo do Silêncio, em 1955, e O Mundo Sem Sol, em 1964.
Cousteau inventou diversas ferramentas que são muito úteis a oceanógrafos e também serviu na Segunda Guerra Mundial, sendo um oficial de armas na França e membro da Resistência Francesa. 
Aposentou-se da carreira marítima em 1956, com o título de Capitão e conduziu experimentos sobre "viver sob as águas" em 1960. Além disso, Cousteau também escreveu seu primeiro livro, "O Mundo Silencioso" em 1953. Ele adaptou seu livro anos depois para um documentário, ganhando o prêmio Palma de Ouro em 1956 no Festival Internacional de Cannes e o Prêmio da Academia em 1957.
Jacques morreu em 25 de junho de 1997, aos 87 anos, em Paris, na França.

Infelizmente não pude encontrar o motivo de sua morte.

Aqualung: Cilindro portátil de ar comprimido.

Fonte: Biografias de Cientistas - Jacques-Yves Cousteau

Nenhum comentário:

Postar um comentário