5 de novembro de 2014

Como surgiu a biologia?

Agora fugindo um pouco apenas da biologia marinha e indo para a biologia em geral, pois sem ela jamais teríamos a biologia terrestre, marinha e botânica.

Desde a pré-história, o homem observou que as plantas e frutas, tinham uma época certa para florescerem e frutificarem, aprendeu o que podia e o que não podia ser tocado ou comido. No Egito, para embalsamar cadáveres era necessário o conhecimento em óleos vegetais e plantas, entrando então em biologia botânica.
No século IV a.C., Aristóteles observou, estudou e classificou os seres. Ele dividiu os animais em "com sangue" e "sem sangue", percebeu a presença de órgãos análogos e homólogos e as evoluções de animais e plantas.
Em 1650, Antony Leeuwenhoek descobriu o microscópio, chamando atenção de cientistas e curiosos, facilitando o trabalho dos mesmos. Passados alguns anos, em 1735 Lineu criou a nomenclatura de seres vivos e o sistema taxonômico.
No ano de 1809, Lamarck publicou um livro com as evoluções das espécies descobertas, 50 anos depois, Charles Darwin, publicou um livro falando sobre a origem das espécies, aceito até hoje para explicar a evolução das espécies. Em 1866 Gregor Johan Mendel, descobriu a hereditariedade fazendo experimentos em ervilhas e foi considerado pai da genética.

Com isso, sabemos que a biologia já existia desde a pré-história, só não tinha o nome e nem o conhecimento que temos hoje, por conta da falta de tecnologia antigamente.

Fonte: História da Biologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário